Por Matilde Sosa (APM) – A próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que será realizada no Brasil em meados de janeiro, vai abrir caminho para o nascimento da irmã radial de TeleSur: RadioSur. O governo venezuelano levará à próxima Cúpula de Chefes de Estado a proposta formal de se criar uma multi-estatal radiofônica, a RadioSur.
A proposta RadioSur foi aprovada pelos delegados e representantes de diversas rádios estatais e universitárias de vários países latino-americanos, tais como Argentina, Equador, Chile, Cuba e Venezuela. Participaron directivos de emisoras estatales de países latinoamericanos para acordar esfuerzos que permitan el intercambio de información.
O projeto foi apresentado pela jornalista Helena Salcedo, em nome da delegação venezuelana, na reunião de outubro passado que foi realizada na Argentina, para refletir sobre os aportes da comunicação social no processo de integração. Tem como finalidade a constituição de uma rádio que seja a síntese de todas as emissoras latino-americanas. A idéia é que se constitua em ferramenta para a integração, reafirmando a diversidade cultural de seus membros sem perder suas particularidades; recuperar o valor da palavra como expressão de identidade da região, impulsionando a produção própria e difundindo as diferentes formas de expressão cultural para nos liberarmos da hegemonia informativa.