fundacao piratini

O governador José Ivo Sartori (PMDB), encerrou as atividades da Fundação Piratini, mantenedora da TVE e FM Cultura no dia 30 de maio último. O Observatório da Comunicação Pública  soltou uma nota na qual lamenta a decisão. Fundada em 1974, a Fundação Piratini, era responsável pela  TV Educativa do Rio Grande do Sul (TVE RS) e FM Cultura 107,7.

“Foi afiliada à TV Cultura de São Paulo e também já retransmitiu conteúdo da TV Educativa do Rio de Janeiro. Atualmente, estava em afiliação à TV Brasil. No início dos anos 2000, se integrou à Rede Pública de Televisão, que unia todas as emissoras educativas do país em cadeia nacional, transmitindo uma programação conjunta, com atrações dos diversos canais interligados à rede.

A emissora ficava nas antigas instalações da também extinta TV Piratini. Programas como Radar, Galpão Nativo, Pandorga, 7 no ar e Mãos à Obra foram um marco na programação da estatal, garantindo sempre boa audiência.

Em 1989, a Fundação Piratini ganhava força com a inauguração da FM Cultura 107,7, que era dedicada aos seguimentos MPB, jazz, pop e música clássica, além de promover cultura e informação durante seu tempo em atividade. Assim como a TV, a rádio também será desativada.

Na última quarta-feira (30), foi publicado o decreto nº 54.089, que visa o processo de extinção no Diário Oficial do estado, assinado pelo governador José Ivo Sartori.” Fonte: http://www.sulbrtv.com/2018/06/rs-fundacao-piratini-encerra-suas.html.