Feito em parceria com o MUCA – Movimento Unido dos Camelôs – o lançamento será no SENGE, 7 de fevereiro às 18:30
O laboratório Observatório das Metrópoles, da UFRJ, junto com o MUCA convidam para o lançamento do relatório ‘Camelôs: panorama das condições de trabalho de homens e mulheres no centro do Rio de Janeiro’. Produzido com apoio da Fundação Ford e da CMP – Central dos Movimentos Populares – o lançamento será realizado no auditório do Sindicato do Engenheiros, SENGE, Av. Rio Branco, 277, 17° andar, 7 de Fevereiro, às 18:30.
O relatório é fruto da pesquisa “Morar, trabalhar e viver no centro”. Foi elaborado a partir de entrevistas com camelôs, com o objetivo de identificar, mapear e documentar a precariedade das condições de trabalho enfrentadas pelos que buscam seu sustento no centro da cidade do Rio, com enfoque de gênero.
Os dados apresentados, baseados em mais de 150 entrevistas, traçam um panorama do perfil desses trabalhadores, com relação a idade, gênero, origem e escolaridade, por exemplo. São fornecidos indicativos importantes da relação da categoria com o poder público e outras questões fundamentais para quem trabalha na rua, como acesso a banheiro, alimentação e armazenamento de material e mercadorias.
Durante o lançamento, terá mesa composta por Fernanda Vieira, advogada; Daniel Hirata, professor de Sociologia da UFF; Bruna Ribeiro, pesquisadora do observatório da metrópoles; Reimont, vereador; e Maria dos camelôs, representante da categoria.