1-de-maioSÓ TEMOS 100 EXEMPLARES – Está chegando o 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Para explicar a origem da data, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) preparou um caderno que apresenta, passo a passo, a luta pelas oito horas diárias de trabalho. Muito mais do que recordar a história do 1º de Maio, o texto nos ajuda a entender o que está em jogo no presente.

O material recupera a defesa da redução da jornada; fala do nascimento da classe operária; conta como era a vida nas fábricas 200 anos atrás; apresenta a origem da “bandeira vermelha” como símbolo do movimento operário; trata das grandes lutas pelas oito horas diárias de trabalho nos EUA e quando essa se tornou uma reivindicação mundial, chegando ao Brasil.

A cartilha é indicada a professores, pesquisadores, sindicalistas, estudantes e todos aqueles que tenham interesse em conhecer um pouco mais da trajetória de reivindicações por condições dignas de trabalho.

O caderno “1º de Maio: dois séculos de lutas operárias” custa R$ 10,00. Ele pode ser adquirido diretamente, das 13h às 18h, no Espaço Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia) ou pelo link https://livrariagramsci.com.br/?product=cartilha-1o-de-maio.

Enviamos para todo o Brasil.

Para entrar em contato conosco, basta enviar um e-mail para npiratininga@piratininga.org.br ou ligar para (21) 2220-5618 e 2220-4895.