direitos humanos

A Coordenação de Cooperação Social e o Museu da Vida da Fiocruz, com o objetivo  promover o debate sobre os direitos humanos, com foco na Agenda 2030, realiza no dia 29 de julho, um encontro que terá como tema central Comunicação e Direitos Humanos, os pontos de entrelaçamento entre a Agenda 2030 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Nações Unidas), que compõem a Agenda 2030, apresenta a comunicação como eixo transversal no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TICs),   infraestruturas de inovação que propiciem justiça social e empoderamento e, também, para assegurar o acesso da população à informação de maneira segura e responsável, com garantia às liberdades fundamentais definidas na legislação nacional e nos acordos internacionais. (Referências: ODS 5 – metas 5.5 e 5.b; ODS 9 – meta 9.c; ODS 16 – meta 16.10).

De igual importância, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 19, determina o direito à liberdade de opinião e expressão e a defesa do acesso e transmissão de informações e ideias independentemente das fronteiras e dos meios.