Importante documento histórico e analítico sobre o movimento integralista nacional, o vídeo de Sérgio Sanz abarca o período que vai desde a fundação da Ação Integralista Brasileira por Plínio Salgado, nos anos 30, até a decadência do movimento e a implantação da ditadura militar, nos anos 60.
A influência exercida pelos “camisas verde” entre os jovens, as articulações com a ditadura do Estado Novo, o caráter conservador e os traços nazi-fascistas do movimento – tudo isto está presente, através de depoimentos importantes e preciosas imagens de arquivo que revelam um tempo de culto à personalidade, independentemente do alinhamento político.
Além do próprio Plínio Salgado, o vídeo exibe imagens de Lênin e da Revolução Russa, de Mussolini e Hitler na Europa, e de Getúlio Vargas no Brasil. O documentário é enriquecido por depoimentos de estudiosos como o filósofo Leandro Konder, o cientista político Luís Fernandes e a historiadora Anita Prestes; por parentes de Plínio Salgado, como sua mulher, Carmela Salgado; e por políticos que vivenciaram aquela época, entre eles o jurista Miguel Reale, o ex-ministro da Educação Jarbas Passarinho, o escritor Gerardo de Melo Mourão, o publicitário Ruy do Amaral e o líder comunista Luiz Carlos Prestes.
Sugestão de uso: Estudantes e professores do ensino médio, universitário e de pós-graduação, pesquisadores e estudiosos da História do Brasil, jornalistas, partidos políticos, sindicatos.
Direção: Sérgio Sanz; 2004; 80 min.
Produção: Júlia Moraes / RioFilme
Contato: (21) 2225-7082 dpropaganda@pcrj.rj.gov.br // www.riofilme.com.br