Baseado no livro de Leopoldo Paulino, sobre o período da ditadura militar no Brasil. A partir do depoimento de mais de 30 pessoas envolvidas na resistência à ditadura, o filme aborda todo o processo, desde o golpe até a anistia. José Dirceu, Franklin Martins, Dom Angélico Bernardino, Aloysio Nunes, Leopoldo Paulino, entre outros, avaliam o que levou os militares a tomarem o poder e contam as dúvidas e controvérsias que a esquerda viveu sobre como resistir. Analisam a crise do PCB e o papel de vanguarda assumido pelo movimento estudantil na luta pela democracia. Refletem sobre as dissidências na esquerda, a formação dos diversos grupos guerrilheiros e seus projetos revolucionários. Falam sobre o ano de 1968, sobre as greves e passeatas, sobre as prisões em Ibiúna, o AI-5 e a opção pela luta armada. Descrevem o recrudescimento da ditadura, as prisões, torturas e mortes. Lembram Marighella, Câmara Ferreira, Lamarca e muitos outros que partiram.

Vários depoimentos tratam do exílio e os entrevistados emocionam-se com lembranças. Por fim, falam da abertura, da anistia e do papel da resistência em nossa história. Embalado por músicas de Chico Buarque, Francis Hime e Geraldo Vandré, e contando com impactantes imagens de arquivo, Tempo de Resistência é um dos mais completos documentários sobre o tema.

Sugestão de uso: Extremamente útil para aulas de História e debates políticos sobre o Brasil contemporâneo e especificamente sobre a resistência à ditadura militar de 64.

Direção: André Ristum e Leopoldo Paulino; 2004; 115 min.

Realização: Submundo Filmes

Contato: (16) 3632-1009 // leopoldo@leopoldopaulino.com.br