Documentário sobre a destruição neoliberal ocorrida no México, no começo dos anos 90. Através deste fio condutor apresenta uma aula de História e política sobre aquele país. “A ditadura perfeita”, assim poderia ser chamado o regime pseudodemocrático instalado no México pós-revolução de Emiliano Zapata, em 1910. Uma revolução popular que foi usurpada pelos militares e pela burguesia, que instalaram no país um processo eleitoral onde um único partido, o Partido Revolucionário Institucional (PRI), foi o vencedor de todas as eleições realizadas durante 60 anos.
México em transe mostra particularmente os acontecimentos ocorridos no primeiro dia de 1994. Em Chiapas, guerrilheiros revivem a memória do líder revolucionário Zapata, tomando a segunda maior cidade daquele estado. Os rebeldes são pessoas da própria região, descendentes dos maias, os “sem-nada”, órfãos de direitos e cidadania. Naquele 1º de janeiro entrava em vigor o Nafta, tratado comercial neoliberal entre México, EUA e Canadá. O filme retrata o desenrolar desta revolta que deixou o México em transe.
Sugestão de uso: O filme é extremamente útil para aulas de História e política, sobre o neoliberalismo e seus resultados na América Latina.
Direção: Fausto Fuser; 1996; 13 min.
Contato: (11) 3021-5740 e 2534-5417 // igorfuser@hotmail.com