Documentário sobre o trabalho de preservação da memória da histórica greve dos trabalhadores rurais, bóias-frias, de Guariba (SP), no seu vigésimo aniversário.
Guariba é uma típica cidade dormitório da região de Ribeirão Preto. Grande parte de sua população é de trabalhadores rurais que são diaristas, boias-frias nos canaviais, ou empregados nas usinas de álcool. Em 1984, a cidade foi palco de uma greve que, apesar da repressão policial, foi vitoriosa. A greve virou notícia em todo o país, o que estimulou muitas outras lutas de trabalhadores rurais em busca dos mesmos direitos conquistados em Guariba.
O fio condutor do documentário é a exibição das imagens da greve de 1984, quando da inauguração da sede do sindicato em 2001. As imagens da violência policial, dos espancamentos, dos piquetes e os depoimentos de homens e mulheres que participaram do movimento fazem relembrar aos trabalhadores de Guariba seu potencial de luta, de conquistas, estimulando uma maior organização.
Sugestão de uso: Indicado para aulas ou debates que tenham como tema a questão agrária no Brasil ou a preservação da memória dos trabalhadores e suas lutas.
Direção: José Roberto Novaes e Francisco Alves; 2002; 11 min.
Realização: Ferasp / UFRJ / UFSCar
Contato: (21) 2233-7727 / 2233-4535 // idaco@idaco.org.br