Em 1998, sindicalistas, políticos, ambientalistas e outros atores dos movimentos sociais realizaram um encontro para lembrar o aniversário de dez anos da morte de Chico Mendes. O documentário foi rodado aproveitando este momento de reflexão.
Além de entrevistas e trechos de discursos acalorados dos participantes do encontro, o filme mostra aparições do grande líder da ecologia popular no país defendendo seus ideais.
Retrato da Amazônia atual e da evolução de questões ecológicas, como biodiversidade, extrativismo ilegal e biopirataria, nos últimos anos. A critica à cultura da impunidade é elemento fundamental no vídeo, tanto em razão da morte de Chico Mendes como pela inércia governamental em fazer cumprir a legislação ambiental brasileira, fruto das lutas do seringueiro-sindicalista assassinado em 1988.
Sugestão de uso: Bom instrumento de discussão sobre questões ambientais, luta de classe e política local na região amazônica na recente história do Brasil. Pode ser usado em debates e aulas de História, Ciências Sociais, meio ambiente, Geografia e direitos humanos.
Direção: Leonardo Ribeiro e JPL Comunicação; 1998; 21 min.
Realização: Ibase, CUT-RJ, CNDDA e ABI
Contato: Ibase: (21) 2509-0660. imprensa@ibase.org.br