Este vídeo percorre a trajetória de mais de 20 anos da comissão de fábrica da Mercedez Benz, na região do ABC paulista, desde a sua criação, ainda no governo militar, em fins dos anos 1970, até o ano de 2002, com a chegada à Presidência da República de Luís Inácio Lula da Silva. O documentário relata as dificuldades vividas pelos metalúrgicos durante a ditadura – as perseguições, a intervenção nos sindicatos operários, as cassações e prisões. Antigos dirigentes e trabalhadores que vivenciaram a construção do novo sindicalismo relatam as pressões e perseguições impostas pela própria empresa através de seus prepostos.

A luta sindical é contextualizada dentro da luta política e do cenário nacional. Cenas memoráveis de trabalhadores em greve, em passeatas, em assembleias ou em negociação com o patronato são intercaladas por imagens que marcaram as décadas de 70, 80 e 90 – a repressão militar nas ruas, a morte de Chico Mendes, a campanha pelas Diretas Já!, a Assembleia Constituinte, a eleição e o impeachment de Collor, a era Itamar e FHC, os assassinatos de sem-terra e as grandes marchas de trabalhadores a Brasília, nos anos 90, até a posse de Lula, em 2002.

O vídeo discute também as novas formas de relação de trabalho, a reestruturação produtiva, as terceirizações e as demissões, as propostas de reforma sindical e os desafios para os novos trabalhadores.

 Sugestão de uso: Para sindicatos e outras entidades de classe, estudiosos da questão sindical, professores, estudantes e pesquisadores interessados em conhecer um momento importante da vida político[1]sindical do Brasil.

Direção: Amílcar Claro; 2004; 37 min.

Produção: Maíra Araújo – Vila Rica (TVT)

 Contato: TVT – (11) 4127-5167/ (11) 4127-7102 tvt@glabor.com.br www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm