Relata a luta dos servidores do Judiciário Federal gaúcho, em 2001, ano de grandes mobilizações dos servidores públicos federais em todo o país. Após sete anos sem aumento, os servidores públicos fazem de 2001 um ano marcado por grandes greves, atos e passeatas em todo o país. O documentário mostra como os servidores se mobilizaram também contra a política neoliberal no governo de Fernando Henrique Cardoso. É uma denúncia do chamado Consenso de Washington e do FMI e suas orientações para a América Latina que se traduziram em privatização dos serviços públicos, abandono da educação, saúde, previdência e justiça. Retrata o aumento do desemprego, do trabalho precário e da fome. O vídeo ainda responde aos ataques sofridos pelos servidores por parte do governo e da mídia, que os responsabilizavam pela crise econômica e pela corrupção.

Os servidores obtêm uma vitória, conseguindo aprovar no congresso o índice de 3,5% de aumento salarial para o ano de 2002. Os trabalhadores do Judiciário Federal tiveram, também, um novo plano de cargos e salários.

Sugestão de uso: Para aulas e palestras de formação política de trabalhadores. Destaca-se o papel de organismos internacionais como FMI, grandes beneficiados pela política de arrocho aos servidores públicos e de toda a política neoliberal.

Direção: Giovana Guimarães; 2001; 10 min.

Realização: Sintrajufe-RS

Contato: (51) 3235-1977 imprensa@sintrajufe.org.br // www.sintrajufe.org.br