Este documentário é uma experiência de produção semanal de notícias sindicais em formato de telejornal. Pretende relembrar episódios de lutas e conquistas do Sindicato dos Telefônicos do Rio Grande do Sul, na batalha contra a privatização do Sistema Telebrás. Destaca a organização dos trabalhadores na grande greve de 1997. Mostra o que não é noticiado pela grande imprensa, tornando essas informações acessíveis à categoria. O ponto principal do vídeo é a ação das mulheres, que são maioria no Sindicato dos Telefônicos e possuem um histórico de lutas e vitórias ao longo do tempo.

Cita também outros movimentos sociais, entre eles o MST, e a luta contra a entrega da Vale do Rio Doce. Tudo isso culminando em uma grande manifestação que, em 1997, levou 15 mil trabalhadores a marcharem contra o entreguismo e o projeto neoliberal de Fernando Henrique Cardoso. A greve ficou conhecida como “A Marcha dos Cem” e foi um grande movimento de lutas de diversas categorias, entre elas o Sindicato dos Telefônicos do Rio Grande do Sul, especialmente contra as privatizações.

Sugestão de uso: Indicado como fonte de recuperação histórica do auge das privatizações. Pode ser apresentado em aulas de História e debates sobre este tema central no neoliberalismo.

Direção: Paulo Faria; 1997; 30 min.

Realização: Sinttel-RS

Contato: (51) 3286-9600 // www.sinttelrs.org.br