Artes e histórias para contar e mostrar

Núcleo Piratininga de Comunicação organiza catálogo de vídeos populares com apoio da Eletrobrás

Foto: Eduardo Nunes

Alunos de cursos pré-vestibulares comunitários lotam o Cine-Odeon, no Rio, num domingo pela manhã; Foto: Eduardo Nunes 
Alunos de cursos pré-vestibulares comunitários lotam
o Cine-Odeon, no Rio, num domingo pela manhã

Com o objetivo de conhecer, selecionar, organizar e divulgar a produção de vídeos e DVD`s populares, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) organiza um CATÁLOGO DE VÍDEOS POPULARES. Os sindicatos, ONGs e movimentos sociais podem enviar trabalhos produzidos em DVD ou VHS. O projeto é parcialmente financiado pela ELETROBRÁS, por meio da lei Rouanet.

A idéia nasceu das observações dos palestrantes e monitores dos cursos ministrados pelo NPC, pelo Brasil afora. Em suas palestras e cursos para muitos sindicatos e movimentos, perceberam uma grande produção de documentários de caráter formativo e histórico. No entanto, a maioria só atinge um público restrito.

São produções ilhadas e utilizadas quase exclusivamente pelas próprias organizações que as produziram. Com isso, boas produções, na maioria das vezes, têm pouca visibilidade. O propósito do catálogo surge dessa realidade e visa a organização do acervo dos vídeos pesquisados e analisados e sua posterior divulgação.

O critério de participação é que os vídeos e DVDs sejam produzidos por sindicatos, ONGs ou movimentos sociais ou que sejam instrumentos usados pelo movimentos sociais. As temáticas que interessam para este catálogo: lutas populares, na cidade e no campo, manifestações artísticas populares, recuperação da história e da memória dos trabalhadores e as várias expressões culturais do povo. Nesta seqüência destacam-se a luta das mulheres por seus direitos e todas as lutas pela cidadania, como a dos negros e demais atingidos por preconceitos e vítimas da exclusão social.

Afinal, tudo o que possibilite mostrar um outro Brasil, com ênfase nas lutas e atividades populares.

O NPC esclarece que não vai reproduzir ou comercializar as várias produções. Sua ação se limita à coleta, pesquisa, análise e divulgação dos resultados através do Catálogo a ser produzido.

Sinopses nesta página
Em 1º de abril, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) começou a disponibilizar na Internet sinopses dos vídeos e DVD`s e contatos para que os interessados possam entrar em contato com os produtores da obra. Inicialmente colocamos 20 sinopses (leia aqui). A página será atualizada semanalmente.

Notícias sobre o projeto como datas e locais das Motras que serão realizadas nas cidades do Fortaleza, Curitiba e Rio de Janeiro, também poderão ser encontradas neste espaço. Assim como descobertas na área que forem sendo feitas durante o tempo de execução do projeto.