[Por Barão de Itararé] Nesta sexta-feira, a Livraria Leonardo da Vinci no centro do Rio de Janeiro será palco de lançamento do livro “Democratizar a comunicação: teoria política, sociedade civil e políticas públicas” (408 páginas, R$ 44,90).
Organizada pelos pesquisadores Theófilo Rodrigues e Larissa Ormay, e com prefácio de Marcos Dantas (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), a publicação reúne uma série de artigos que trazem à tona os principais eixos de discussão e os desafios colocados para democratizar a comunicação no país.
Lançada com apoio da Editora Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará, a obra traz textos imprescindíveis à compreensão do que está colocado no campo da batalha das ideias e, ainda, desmistifica a questão da regulação do setor, tão satanizada pelos barões da mídia comercial.
Alguns dos artigos presentes no livro são “A regulação da mídia na gaveta: elaboração e interdição do anteprojeto de lei elaborado no último ano do governo Lula”, de Camilo Vannuchi, abordando a proposta desenvolvida no final do governo Lula para regulamentar os artigos da Constituição sobre Comunicação Social; e “Desinformação e crise da democracia no Brasil: é possível regular fake news?’, de Renata Mielli, Luana Bonone e Theófilo Rodrigues, tratando a luta pela aprovação do Projeto de Lei 2630/20, a chamada ‘PL das Fake News’, como ponto de partida para regulação das plataformas.
Também há textos dedicados à reflexão sobre financiamento de mídias alternativas e a luta em defesa da Comunicação Pública e da Cultura.
Além da versão física, que pode ser adquirida pelo valor de R$ 44,90, o e-book terá o valor de R$ 20.