O Coletivo Conexões Periféricas-RP, juntamente com o Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC, realizou neste domingo (30) a cobertura do 2° turno das eleições de 2022 na cidade do Rio de Janeiro. A cobertura que se iniciou às 6h da manhã com a equipe de comunicadores populares formada por Cássia Moura, Douglas Heliodorio, Fernando Barros, Jéssica Silva e Joyce Cunha, foi até o fim da apuração dos votos, contando com diversos depoimentos dos eleitores.
Para além da tranquilidade e rapidez da votação neste segundo turno, é importante destacar o clima das ruas e becos de Rio das Pedras, favela localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que Rio das Pedras foi a única favela da zona oeste, onde Lula venceu no primeiro turno. Foi nesse clima, e ao ritmo de forró, que as pessoas se dirigiram às urnas para participarem da grande Festa da Democracia. Copo cheio, e jingles de campanha que viraram hits na favela, como a faixa de Juliano Madeirada e Tiago Doidão, «Tá na hora do Jair, já ir embora», que chegou ao 1° lugar do Spotify, e foi uma das músicas mais tocadas nas ruas e becos de Rio das Pedras, conforme apurado pelo comunicador popular Fernando Barros.
Ponto alto da festa, foi a vitória de Lula com mais de 60 milhões de votos, vencendo em todos os municípios do nordeste, que foram fundamentais para a derrota de Bolsonaro. Rio das Pedras explodiu de alegria, e as pessoas tomaram as ruas para comemorar a vitória de quem tanto fez pela população nordestina e pelo povo mais empobrecido. Na esperança de um futuro melhor, Rio das Pedras/Nordeste, que se elegem Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar da vitória em Rio das Pedras, há muitos bolsonaristas aqui na favela, por isso, não deixa de ter certa tensão e preocupação.
E para você que não conseguiu votar, segundo o TSE, você pode justificar até o dia 01/12, para quem se ausentou no primeiro turno. E até o dia 09/01 para quem se ausentou no segundo turno, através dos canais oficiais do TSE.
#CompartilheInformação #CompartilheDemocracia