No sábado, surpresa. O jornal O Globo exibe reportagem em que diz que o Jornal do Brasil será leiloado. A marca JB, escreveu Gilberto Scofield, recebeu uma ação trabalhista no valor de R$ 120 mil e será vendida. Supresa tão grande quanto essa deveria vir, imagina-se em destaque. Estranhei, portanto, que a reportagem viesse no canto menos lido do jornal (página da esquerda, parte de baixo à direita, como me ensinou o professor Evandro Ouriques e depois a própria experiência e pesquisa). E tem mais: não estava na versão online. Por que?
O JB lançou nota de repúdio neste domingo (link abaixo), dizendo que o jornalista tentou difamar a marca. A quantia, dizem ainda, era de apenas R$ 40 mil segundo o próprio escritório de advocacia.Depois, contra-ataca: “Já em situação de notória insolvência econômico-financeira, aquele grupo enfrenta no momento um pedido de falência compulsória requerida na Corte Federal de Nova York por um dos seus muitos credores. Valor da ação em curso nos Estados Unidos: US$ 120 milhões.”
E agora? Como saber qual conteúdo é real se os dois principais jornais da cidade estão diretamente envolvidos?
(Gustavo Barreto)