Este é o título de duas páginas sobre o jornalismo brasileiro que apareceram no Caderno Idéias e Livros do Jornal do Brasil, de sábado 4/10. O subtítulo explica o conteúdo das matérias: “Da história dos primeiros periódicos a analises teóricas, o jornalismo brasileiro vira alvo de reflexão”. O artigo fala de 12 livros atuais sobre os mais variados temas da comunicação. São títulos instigantes que mostram a centralidade do tema neste ano de 2003. É sintomático o florescer de livros sobre jornalismo e comunicação, neste momento. O investimento que o Governo Federal está fazendo em comunicação e propaganda é uma demonstração desta centralidade neste polêmico começo de novo governo. O livro “Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século 19” é de autoria de Marco Morel. Morel fará uma exposição, no 9º Curso Anual do NPC, agora em novembro, sobre o tema: “Mídia e favela”. Quem quiser, traga seu exemplar para Marco autografar, após sua palestra.
(Por Vito Giannotti)
Veja os 12 títulos que o JB analisou:
1 – O legado de Guterberg e a imprensa brasileira no século XIX. De Abigraf/EP e Associados
2 – O mundo
3 – Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século 19. De Marco Morel e Mariana de Barros
4 – O nascimento da imprensa brasileira. De Isabel Lustosa
5 – O jornalismo dos anos 90. De Luís Nassif
6 – A milésima segunda noite da avenida paulista. De Joel Silveira
7 – Capas de jornal. A primeira imagem e o espaço gráfico visual
8 – Jornalismo e literatura. Org. de Gustavo de Castro e Alex Galeno
9 – Jornal literário Agora – De Pedro Pires Bessa
10 – O habitus na Comunicação – De Clóvis de Barros Filho e Luís Mauro Sá Martino
11 – Liberdade de Expressã
o – De Carlos Heitor Cony, Heródoto Barbeiro e Artur Xexéo