Documentário sobre a dívida externa latino-americana, realizado em cinco blocos, que abordam desde um breve histórico da dívida a alternativas de solução, passando por seus mecanismos, suas crises e suas conseqüências sociais. O vídeo se inicia com um histórico sobre o processo de pilhagem do continente, que deu origem à monstruosa e impagável dívida dos países da América Latina. Nas raízes deste processo estão os três séculos de colonização.

No Brasil, além dos saques e pilhagens promovidos desde 1500 pelos europeus, a dívida contraída com a Inglaterra após a independência foi um dos pilares do processo que se aprofundou ao longo do século XX, consolidando-se a partir dos anos 1970, com os megaprojetos econômicos gerados pela ditadura militar e o choque do petróleo, em 1974. Nos anos 1980 e 1990, o endividamento aumentou ainda mais, tanto no Brasil como nos demais países latino-americanos. O vídeo traz depoimentos de economistas como Maria da Conceição Tavares e Paulo Nogueira Batista e de religiosos como Frei Betto, dom Paulo Evaristo Arns e dom Pedro Casaldáliga, pregando o perdão da dívida dos países pobres.

 

 

 

 

Indicação de uso:

 

 

Sindicatos e outras entidades de trabalhadores, associações de moradores, escolas, universidades, igrejas, comunidades eclesiais de base e movimentos sociais em geral.

 

 

 

Ficha técnica:

 

 

 

 

Direção: Eduardo Coutinho; 1990; 58 minutos

 

Produção: Cecip – Centro de Criação de Imagem Popular/ Iepala – Instituto de Estúdios Políticos para América Latina y Africa (Espanha)

 

 

 

Contato:(21) 2509-3812

 

cecip@cecip.com.br // www.cecip.com.br