[Por Ignácio Ramonet] Dirigida por fundamentalistas cristãos, a Polônia promove uma caça aos ex-comunistas e aos homossexuais, além de provocar os judeus. O governo é um dos aliados de Bush, em seu esforço pra militarizar o espaço… ]


Chamam-lhe lei de «lustração». Ou seja, segundo reza o dicionário, lei de «purificação ritual». Coisa que tem certamente, neste país cujo catolicismo está encavilhado na história, um intenso significado de contrição e penitência. Por conseguinte, em virtude desta lei, votada em Outubro de 2006 e em vigor a partir do passado dia 15 de março, 700 000 polacos deverão confessar se colaboraram com os comunistas entre 1945 e 1989. Todos os altos funcionários, professores, advogados, directores de escolas e jornalistas que nasceram antes de Agosto de 1972 terão de confessar os seus «pecados» até ao dia 15 de maio.

[Lê  Monde Diplomatique: Editorial edição Abril 2007]