A multinacional holandesa Unilever já deixou de veicular na televisão a propaganda da maionese Hellmann’s, considerada abusiva e discriminatória, depois de receber notificação do Procon. Peças da campanha também vinham sendo veiculadas pela Internet, outdoors e mídia impressa e terão que ser retiradas. A propaganda mostra homens negros no papel de canibais numa caçada ao homem branco. Os canibais só desistem de devorar o explorador quando experimentam um vegetal com molho. A moral sem nenhuma graça da história de um publicitário sem imaginação é: a maionese consegue transformar canibais em vegetarianos.

Segundo o Procon a propaganda tal qual está sendo veiculada fere o artigo 37, parágrafo 2º do Código de Defesa do Consumidor. A diretora executiva do órgão, que pertence à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania de S. Paulo, Carmem Prudente, considerou esse tipo de propaganda intolerável. “Não se deve tolerar, em hipótese alguma, publicidades que ferem os direitos dos afrodescendentes. O fornecedor deve se ater que ao produzir, difundir e veicular esse tipo de publicidade discriminatória ele está contrariando o direito básico do consumidor no que diz respeito à Educação”, disse Prudente.

(Afropress – 6.3.2006)