Durante uma entrevista com lideranças sociais no Fórum Social Mundial, o presidente Lula afirmou que o governo vai realizar a I Conferência Nacional de Comunicação neste ano. O presidente, entretanto, não falou
No Fórum Social Mundial, a Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação realizou uma plenária, após a notícia de que o presidente teria anunciado a realização da Conferência para 2009. Ao final do encontro, os presentes puderam confirmar o compromisso após a apresentação de um áudio em que o presidente anunciava a sua realização.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos participantes da reunião. Além do otimismo, foi sublinhada a importância de a sociedade civil e os movimentos sociais participarem das discussões, para propor diretrizes para um novo marco regulatório e políticas públicas para o setor. Foi questionada a renovação automática das concessões, a falta de incentivos à comunicação livre e comunitária e a intensa perseguição e fechamento de rádios comunitárias no país.
A realização da Conferência Nacional deve ocorrer no segundo semestre, pela necessidade de realização de encontros regionais e estaduais. Que tal acompanhar esse processo em cada município e estado do Brasil, para que essa oportunidade seja aproveitada pelos movimentos que lutam pela democratização da comunicação?
(Informações sobre esse processo no site www.proconferencia.com.br.)