[Por Rodrigo Vianna] Não chega a ser novidade, mas é sempre irritante quando isso acontece: a imprensa corporativa brasileira (com raríssimas exceções) não consegue cobrir o Fórum Social Mundial de outra forma que não seja “folclorizando” o que se passa por lá.
Na primeira página desta sexta-feira, a Folha traz a fotografia de Hugo Chavez cantando ao lado da filha de Che Guevara, sob o título: “Karaokê no Fórum Mundial”. Não há nenhuma informação sobre o que se discutiu no encontro dos presidentes, que reuniu Chavez, Morales, Lugo Correa e Lula.
Na página interna, entre os milhares de participantes do Fórum, a Folha escolheu para ilustrar a “reportagem”, um rapaz deitado na grama, de frente pro rio. Claro que nada disso é mentira. Chavez cantou e o rapaz deitou na grama.
As escolhas são sintomáticas. Passam a imagem de que tudo, em Belém, não passa de deboche e descompromisso. É o oposto do que vi por lá. Passei por Belém no início da semana. Vi centenas de pessoas reunidas em escolas, ginásios, auditórios, debatendo formas de superar a barbárie neoliberal. Ou, simplesmente, se articulando para batalhas futuras.
Nada disso está nos jornais.
(texto completo no blog do jornalista Rodrigo Vianna: http://www.rodrigovianna.com.br/)