A comunicação dos trabalhadores como ferramenta de disputa ideológica também foi tema de um debate promovido pela CUT no Fórum Social Mundial. Participaram da discussão o jornalista Beto Almeida, correspondente da Telesul; o cubano Ovídio Cabrera, diretor-geral da Telesul; o cientista político Emir Sader e Rosane Bertotti, secretária nacional de comunicação da Central.
Beto Almeida lembrou que o tema da comunicação é imprescindível para transformar a sociedade: “temos que discutir os campos públicos da mídia: TVs educativas, comunitárias e legislativas, já que a maioria dos canais tem contribuído para o embrutecimento das relações humanas em um modelo verticalizado e injusto”. Ele lembrou que atualmente existe um desequilíbrio enorme entre a mídia dos trabalhadores, de circulação pequena, e a empresarial.
Normalmente a mídia comercial ignora alguns temas essenciais da América Latina, como a erradicação do analfabetismo na Bolívia e a associação entre Cuba e Venezuela para cirurgia de cataratas, entre outros fatos lembrados pelo jornalista. “Essas medidas não são anunciadas, mas quando tem algum desfile em Londres ou lançamento de perfume em Paris, logo é divulgado”.