“A limitação da jornada de trabalho é a condição prévia sem a qual todas as demais aspirações de emancipação sofrerão inevitavelmente um fracasso”. Estas palavras de Karl Marx foram ditas na Conferência da Internacional dos Trabalhadores de Genebra, em 1866. Continuam mais do que atuais. 

É por isso que a CUT e o DIEESE estão lançando o Fórum sobre redução da jornada de trabalho. Segundo as informações presentes na página www.tempolivre.org.br, o Fórum tem como objetivos:

1- Propiciar um amplo debate e aprofundar o conhecimento sobre o tema; 

2- Criar uma biblioteca reunindo textos (principalmente em português) enfocando a questão da jornada sob diferentes ângulos;

3- Colaborar para a elaboração de propostas e políticas relativas à jornada de trabalho e ao emprego, visando ainda auxiliar e influir no debate da política nacional;

4- Contribuir para o lançamento e implementação de uma campanha nacional pela redução da jornada de trabalho.

O Fórum sobre redução da jornada de trabalho é aberto a todo e qualquer interessado. Todavia, as lideranças do movimento sindical e popular e os estudiosos do tema são seu público alvo preferencial.

O espaço do Fórum sobre redução da jornada de trabalho conta com seções dedicadas à informação sobre o tema, a serviços como correio, links e, ainda, à pesquisa e a debates. Completa este quadro um boletim informativo sobre o conteúdo, objetivos e as iniciativas do fórum. Além disso, serão divulgadas as atividades relacionadas ao tema, como a Campanha para a Redução da Jornada de Trabalho.

O Fórum pretende abordar o tema da jornada de trabalho de forma abrangente, abrindo espaço para aspectos econômicos, sociais, qualidade de vida, educação, gênero e saúde do trabalhador, entre vários outros