A 1ª Mostra de Imprensa Sindical Brasileira 1988-2002, organizada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, continua a atrair visitantes. Junto com a exposição está funcionando uma espécie de cinefórum, ou seja a apresentação de vídeos sobre temas relativos à Mostra de Comunicação Sindical e Popular. O público varia de estudantes universitários de várias faculdades a sindicalistas de vários estados e categorias de passagem pela Cidade Maravilhosa.
Mas o que tem dado um colorido diferente tem sido alunos de escolas o de cursos de pré vestibular comunitário convidados por professores que estão no campo da libertação do povo. Assim tivemos vários grupos numerosos de alunos das Comunidades da Maré, da Mangueira, de Vila Isabel e de colégios como o CEAT.
Com estes grupos temos tido apresentações de vídeos tipo: Muito além do Cidadão Kane, ou séries de vídeos sobre o MST, como O Arquiteto da Violência, e Pés na Estrada, de Anderson do Cefuria de Curitiba. Ou ainda sobre a realidade brasileira como Boca de Lixo, de Claudio Coutinho, ou Trabalho Infantil de Beto Novaes. Muito interessante foi o debate com Ivan, presidente do Sindifisco do Sergipe e participante do Movimento Negro, sobre a realidade do Negro no Brasil, a partir da apresentação do vídeo Retrato em Preto Branco.
Uma das programações mais concorridas foi a palestra e apresentação de vídeos sobre Propaganda e cinema a serviço do Golpe de 64, feita pela jornalista Denise Assis. Mais de 100 alunos de cursos de vestibular, de várias Comunidades da periferia do Rio, coordenados pelo animador Leão, assistiram projeções, ouviram a exposição da Denise, debateram e visitaram a Mostra.
Diariamente grupos de visitantes da Mostra realizam debates sobre os filmes que Guilherme, o Soninho, projeta até o dia 14 deste mês.