O professor e cineasta José Roberto Novaes acabou de lançar mais dois documentários sobre a histórica greve dos cortadores de cana da região de Ribeirão Preto, SP. Naquela greve, os bóias-frias da região mais rica do País cruzaram os braços lutando por melhores condições de vida.
Nas redondezas de Ribeirão Preto se concentram, hoje, 25% da produção de açúcar e do álcool do País. A região é tão rica que muitos, sobretudo a Rede Globo, a chamam de Califórnia Brasileira.
Enquanto isso, os bóias-frias viviam como no resto do País, em situação de miséria. Em 84 fizeram uma célebre greve e tiveram muitas vitórias. A situação melhorou, mas o custo foi alto. Dois trabalhadores foram assassinados pela Polícia Militar enviada pelo então governador de São Paulo, Franco Montoro.
Meses depois, o então ministro da Justiça, Paulo Brossard, durante a campanha eleitoral daquele ano foi à televisão declarar que o PT havia matado os dois trabalhadores. A sua versão logo foi desmentida pelos fatos.
Beto Novaes, em 91, fez seu primeiro filme sobre estes acontecimentos, Califórnia à Brasileira.
Agora saíram mais dois curtas, de uns dez minutos cada um, com um olhar histórico sobre aqueles fatos. Guariba 1984-2001 e A memória em nossas mãos.
O conjunto forma uma trilogia que se completa e faz uma recuperação histórica de fatos importantes na luta dos trabalhadores do nosso país.