[Por Vito Giannotti] Na ocasião do lançamento do filme Simonal – Ninguém sabe o duro que dei, há uma orquestração de toda a mídia empresarial/ comercial de louvação à figura do cantor. Vale a pena acompanhar a futrica. O que você não vai ler nunca na chamada “Grande imprensa”, ou seja, a mesma mídia que preparou e apoiou o Golpe e a Ditadura de 64, é o que saiu na própria Folha de S.Paulo em 30 de março de 2008, onde o jornal afirma e mostra depoimentos que provam que Simonal foi um dos colaboradores da Ditadura. Milagrosamente esta informação preciosa sumiu do mapa. A “grande mídia” a perdeu de vista.
Veja em nossa página o que publicou em 30 de março de
A tragédia da Air France e o vazio da mídia comercial/empresarial
[Por Vito Giannotti] Que o sumiço do avião do famoso voo A477 foi uma tragédia, não há dúvidas. Mas que este fez a festa da TV Globo e de todas as outras redes comerciais, do jornal O Globo, da Folha de S.Paulo, da Veja, Isto é, Época e de toda a mídia empresarial, fez. Fez a festa ao fornecer matéria fácil de se obter e de oferecer a um público acostumado a assistir tragédias, mortes, acidentes, assassinatos, sangue e corpos esquartejados. É a festa de toneladas de radialistas e apresentadores de programas policiais em qualquer canal de TV comercial. A Air France deu uma bela mão a esse tipo de notícias-lixo que diariamente, durante longas horas, é oferecida aos ouvintes ou telespectadores.
A pergunta é muito simples: a tragédia do voo A447 merecia todo este carnaval? E mais: a que lógica obedece este tratamento dado à notícia do acidente do avião da Air France?
Só a título de comparação: todas as “grandes” revistas semanais divulgaram o acidente em sua capa. Não vale a pena repetir as manchetes de todas elas, basta ver a exposição destas nas bancas. Enquanto isso, a Carta Capital traz a manchete e uma foto relacionada: “A ofensiva ruralista”. Trata de um assunto que pode mudar para muito pior a história do País. Um assunto de alcance mundial, planetário.
E o voo do avião que caiu lá perto de Fernando de Noronha? Na página 28, na seção Semana, o assunto ocupa 55 linhazinhas. Houve tragédias tão ou mais trágicas que aquele voo, nestes dias. Mas nenhuma delas, para a mídia empresarial, serviria tão bem para a alienação necessária para manter seu projeto de dominação hegemônica.
[Comente este texto em nosso blog: http://blog.piratininga.org.br]
Mídia comercial ataca blog da Petrobras
Nessa semana surgiu uma polêmica com a criação do Blog Fatos e Dados pela Petrobras. A empresa lançou, no início do mês de junho, o veículo para apresentar “fatos e dados recentes da Petrobras, e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)” – conforme esclarece o próprio blog.
A ofensiva da mídia comercial teve início quando a Petrobras começou a usar o blog para tornar públicas, “de forma completa e sem edição dos dados”, as respostas da Companhia às perguntas enviadas pelos jornais – como O Globo, Folha de S.Paulo etc. Dentre as acusações da maioria dos veículos, a página estaria sendo usada para “desestimular as apurações”, ou então “tentar intimidar os jornalistas”. Acontece que o blog foi criado em momento de instalação da CPI da Petrobras. Conversamos com alguns sindicalistas e com o jornalista Beto Almeida, da Telesul, sobre a criação do blog, e a CPI. Confira em nossa página.
[Comente este texto em nosso blog: http://blog.piratininga.org.br]