O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizou no dia 9 de maio, em Porto Alegre, a terceira edição de uma série de eventos para discutir a digitalização das comunicações no país. Nos meses de fevereiro e março, os Seminários Locais FNDC 2006 ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

A secretária-executiva do Fórum, Berenice Bezerra, informou que a idéia é levar a discussão a todas as capitais do país. Na avaliação da coordenadora, é fundamental que a sociedade participe dos debates sobre o processo de implementação da TV digital no país. Segundo ela, independentemente do padrão a ser definido, é importante que o interesse público esteja em primeiro lugar.

Berenice observou que, sob o ponto de vista técnico, a adoção por qualquer um dos modelos que atualmente estão em discussão no país – o japonês, o americano ou o europeu – implica aspectos positivos e negativos. “Todos são novos e estão sendo desenvolvidos. Então, qual é o melhor para o Brasil? É aquele que traga desenvolvimento, gere conhecimento, fortalecimento da nossa indústria, emprego, que possibilite que a gente não fique dependente de uma tecnologia de outro país, de maneira que a gente possa participar pelo menos com parte dos componentes fabricados aqui”, defendeu.

(Por Kátia Marko)