O filme “Pão e Rosas”, feito em 2000, trata da organização e da greve dos trabalhadores eem edifícios, na cidade de Los Angeles. Quase todos são imigrantes latino-americanos. A obra nos apresenta a situação de exploração e humilhação a qual são submetidos estes homens e estas mulheres. É um filme altamente político que estimula a ação da classe trabalhadora. O NPC já promoveu várias exibições dele.

No começo do mês junho, logo após ter recebido a Palma de Ouro em Cannes, por seu novo filme, o diretor de cinema inglês, Ken Loach, que faz questão de se afirmar marxista, foi a uma apresentação na Inglaterra do seu filme de 2000 para 70 trabalhadores em call-center. É difícil imaginar algum diretor de cinema de fama internacional indo a um encontro de trabalhadores sobre sindicalismo.

Ao apresentar seu filme, Loach disse: “estou feliz por falar a mais ilustre audiência que já tive”. Em seguida, contou para a platéia, atentíssima, que seu roteirista Paul Laverty viveu um ano no meio daqueles trabalhadores de Los Angeles para poder fazer o trabalho. Disse que Paul voltou ligado àqueles trabalhadores e feliz por ter rompido a tradição dos tradicionais filmes de Hollywood. Como conclusão, ao final das filmagens, o roteirista afirmou: adorei a idéia dos trabalhadores voltarem a lutar bem no coração da fera, contou Loach aos trabalhadores.