No sábado dia 10, o jornalista Beto Almeida, numa reunião na Escola Florestan Fernandes, do MST, sobre os desafios da comunicação de esquerda, listou sete medidas que Chávez tomou no último ano:

1 –  Foi criada a Telesur

2 – Foi criada a rede de televisão Vive TV

3 – Foi expandida nacionalmente a VTV

4 – Foi fundada a Agência Bolivariana de Notícias

5 – Foram distribuídos 62 equipamentos completos para TVs Comunitárias

6 – Foi criada a Rede Sur de produção cinematográfica

7 – Foi apresentada e aprovada a Lei de Responsabilidade Social dos Meios de Comunicação.

A lista, embora telegráfica, nos dá uma idéia das mudanças introduzidas no mundo das comunicações naquele país. Inútil lembrar o papel central da mídia na preparação e coordenação do golpe contra o presidente Hugo Chávez, em 2002. Não foi à toa que este ficou conhecido como golpe midiático. As iniciativas do último ano, tomada pelo governo, mostram que a lição foi aprendida.