margem[Por Sheila Jacob] Da Margem ao Centro é um filme produzido pelo Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) com direção de Márcia Shoo. O vídeo apresenta os prejuízos do modelo de desenvolvimento adotado no Brasil e nos países capitalistas a partir de análises de especialistas e de depoimentos emocionados e emocionantes dos moradores diretamente atingidos pelos grandes empreendimentos.

As imagens iniciais de peixes mortos da Baía de Sepetiba, Zona Oeste do Rio, mostram a diferença entre o passado, quando “havia muita fartura”, e o presente, marcado por grandes indústrias que geram poluição atmosférica, contaminação das águas e fim das atividades tradicionais orientadas à sobrevivência, como a pesca. Além de Sepetiba, o filme mostra os danos causados em Pedra de Guaratiba, Itaguaí, Ilha da Madeira, Praia do Sono, e outras localidades. Os principais responsáveis por prejuízos ambientais nessas áreas são grandes empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), Vale do Rio Doce, além de condomínios luxuosos e mansões que invadem terrenos e excluem grande parte dos moradores. (…)

Da Margem ao Centro é uma boa dica para se informar sobre os danos ao meio-ambiente e às populações, mostrando ser urgente um outro modelo de produção.

Leia o texto completo em nossa página.