Mutações do visível, da comunicação em massa à comunicação em rede é o nome do novo livro organizado pelo professor Dênis de Moraes, da UFF. A publicação, da Editora Pão e Rosas, será lançada no dia 30 de março,às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre. Haverá um debate com os três autores brasileiros: Dênis de Moraes, Antônio Fausto Neto e Valério Cruz Brittos. O debate será promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), da Unisinos.
Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, o professor explicou que a publicação reúne autores que se destacam internacionalmente na análise dos efeitos da cultura digital. O objetivo é avaliar criticamente as diversas mutações comunicacionais e socioculturais que ocorrem hoje por força da acelerada expansão das tecnologias digitais. Como afirma Moraes, existem contradições e diferentes aspectos a serem considerados antes de se aceitar passivamente o culto celebratório do novo e as euforias tecnológicas. “Devemos reconhecer avanços como, por exemplo, as funcionalidades dos celulares; os serviços públicos online; os espaços colaborativos; e a divulgação descentralizada de dados, sons e imagens através da internet. Mas não podemos deixar de ressaltar que há sérias desigualdades nos acessos e usos dessas mesmas tecnologias. Parcelas expressivas da população mundial continuam excluídas”, analisa o organizador.