Encontro reúne no RJ de 05 a 07 de agosto na Universidade Federal Rural do RJ, aproximadamente 400 participantes para debater soberania alimentar e transição para agricultura agroecológica. Dentre os participantes estão agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária, extensionistas, professores e pesquisadores.

Contrariando o que diz o senso comum, os encantamentos do Rio de Janeiro não se limitam apenas a seus pontos turísticos para onde todos os olhares estão voltados. Um segmento importante para o desenvolvimento rural do estado e para onde poucos olham diz respeito a agricultura familiar que, em números de estabelecimentos se equipara até mesmo  com estados considerados agrícolas.

Apesar das dificuldades enfrentadas e da pouca valorização atribuída a este segmento, agricultores familiares de todo o estado do Rio de Janeiro vem desenvolvendo estratégias de reprodução e mostrando resistência quando o assunto é produção de alimentos, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento local.

Dar visibilidade a estas resistências, trocar experiências e debater propostas e ações que fortaleçam a agricultura familiar são objetivos do II Encontro de Agroecologia do Rio de Janeiro.

O Encontro está sendo organizado por mais de 20 movimentos e organizações que compõem a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, estruturada desde 2006 a partir da identificação e sistematização de experiências com o objetivo de tirá-las do isolamento dando visibilidade as mesmas.

Para maiores informações sobre a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro ver http://articulacaorj.blogspot.com/

Contatos:

Juvenal – 27 99765147 (Campos dos Goytacazes) // Thiago Michelini – 22  88115943 (Casimiro de Abreu) // Marcio Mattos de Mendonça 21- 99415462 (Rio de Janeiro) // Fabio Reis – 24 – 98559878 (Paraty) // Alexandre Gollo 22 – 92098625 (Rio de Janeiro)