Publicado em 13/08/10 – Por Boletim Sindpetro RS

Em reunião realizada no final da tarde do dia 11 de agosto com os sindicatos que representam a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a Petrobrás entregou oficialmente sua proposta de ACT 2010-2011. No dia 12 de agosto, a Refap oficializou a sua proposta.

A proposta apresentada está muito aquém das condições da empresa. Além disso, reedita o método de pagamento de gratificação, numa escancarada minimização de nosso salário real e discriminação de aposentados e pensionistas.

Confira os principais itens da proposta:

1.Proposta econômica:

– Reajuste das tabelas salariais no índice IPCA acumulado do período de

setembro/2009 a agosto/2010;

– Reajuste na tabela da Remuneração Mínima por Nível e Regime – RMNR de 2%

além do índice IPCA acumulado do período de setembro/2009 a agosto/2010;

– Aumento do auxílio-almoço no mesmo percentual aplicado a RMNR;

– Aumento da Gratificação de Campo Terrestre de Produção no mesmo

percentual aplicado a RMNR;

– Reajuste das tabelas dos Benefícios Educacionais no mesmo percentual

aplicado a RMNR;

– Reajuste da tabela do Programa Jovem Universitário no mesmo percentual

aplicado a RMNR.

– Reajuste da tabela de custeio do Grande Risco da AMS no índice IPCA

acumulado do período de setembro/2009 a agosto/2010.

2. Gratificação Contingente:

– A Companhia pagará de uma só vez a todos os empregados admitidos até 31

de agosto de 2010 e que estejam em efetivo exercício em 31 de agosto de 2010, uma Gratificação Contingente, sem compensação e não incorporado aos respectivos salários, no valor correspondente a 80% (oitenta por cento) da sua remuneração normal, excluídas as parcelas de caráter eventual ou médias.