Documentos do Departamento de Estado dos Estados Unidos revelados recentemente mostram que, durante os últimos dois anos, mais de quatro milhões de dólares foram enviados a meios de comunicação e jornalistas venezuelanos opositores ao governo. As principais beneficiárias venezuelanas foram as organizações Espacio Público e Instituto de Prensa y Sociedad (Ypis). Os documentos mostram que mais de 150 jornalistas foram capacitados e treinados pelas agências norte-americanas para promover o uso de novos meios e tecnologias. O Departamento de Estado ainda capacitou a jovens opositores para criar uma “rede de dissidentes cibernéticos” que alimentariam espaços contra o presidente Hugo Chávez por meio de blogs, twitter, facebook e youtube. 25 páginas na internet foram financiadas com dinheiro estrangeiro na Venezuela.
Fonte: Cambio