[De São Paulo] Com as quatro vítimas baleadas ontem (22) num bar do Jaçanã (zona norte de São Paulo), o total de mortos em chacinas –atentado no qual três ou mais pessoas são assassinadas– neste ano no Estado já superou o de 2009. A informação é da reportagem de André Caramante publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

De acordo com o texto, durante todo o ano passado, 51 pessoas foram assassinadas em 16 chacinas no Estado. Neste ano, ao menos até a noite de ontem, são 53 vítimas em 13 casos. Até julho de 2009, São Paulo havia registrado dez crimes do gênero, com 32 mortos.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, ninguém foi preso neste ano, ao menos na capital e Grande SP, sob a acusação de participar de atentados que culminaram em chacina. Das sete investigadas neste ano pelo DHPP (departamento de homicídios), três são consideradas esclarecidas. Uma delas, no bairro Socorro (zona sul de São Paulo) e com quatro mortos, o acusado é o PM Clóvis Silva Alves, 39, que nega ter cometido o crime.