Entrevista com Márcia Santos, jornalista do Sintese-SE, para Boletim NPC 71 (15 a 31.7.2005)
BNPC. Quando foi criado o jornal do sindicato?
BNPC. Sua circulação foi interrompida em algum período?
Márcia. Não houve interrupção, mas o sindicato sempre teve problemas para manter a periodicidade do jornal. Entre outras dificuldades, a distribuição via postal gera um custo alto. Em período de paralisações ou greve, por exemplo, o sindicato fica impossibilitado de dar continuidade à produção e distribuição do jornal. No momento, os diretores e profissionais do departamento de Comunicação Sindical do SINTESE estão pensando numa nova forma de organização para obedecer à periodicidade do jornal.
BNPC. Qual o nome, tiragem e periodicidade do jornal?
Márcia. O jornal é chamado de INTERVALO porque surgiu com o objetivo de os professores aproveitarem o intervalo entre as aulas para ler as notícias de seu sindicato. A última tiragem foi de 20.500 exemplares, quantidade que varia de acordo com o aumento do número de filiados. O jornal foi criado para circular a cada dois meses em todo o estado de Sergipe.
BNPC. O sindicato tem página na Internet?
Márcia. Sim. O site do SINTESE tem o endereço www.sintese-se.com.br. O acesso à Internet ainda é restrito entre os professores, principalmente das redes municipais de Sergipe. Apesar dessa dificuldade, o sindicato usa os diversos meios de comunicação existentes para chegar aos professores, à imprensa e à sociedade por diferentes caminhos. O sindicato possui também um boletim eletrônico em fase de testes.
BNPC. Qual a forma de distribuição do jornal e boletins?
Márcia. Nos primeiros anos de vida, o jornal INTERVALO foi distribuído para os professores nas escolas das redes públicas, estadual e municipais. Depois passou a ser enviado via Correios para a casa do professor em todo o estado. Os boletins continuam sendo distribuídos nas escolas.
BNPC. Quantos profissionais trabalham no departamento de comunicação?
Márcia. Dois. Eu, jornalista, e Diego Oliveira, design gráfico.
BNPC. Vocês costumam fazer reportagens?
Márcia. As reportagens são raras no INTERVALO. Atualmente, o conteúdo do jornal se concentra em matérias sobre a luta dos trabalhadores em educação das redes estadual e municipais de Sergipe e artigos. Apesar disso, existe uma proposta de alteração do conteúdo que inclui sugestões do Núcleo Piratininga de Comunicação.
Márcia Santos. O jornal do SINTESE surgiu em 1995, com a intenção de estabelecer um elo entre o sindicato e os trabalhadores em educação de Sergipe.