6.8com Vito Giannotti

[Extraido do livro Comunicação dos trabalhadores e hegemonia]

A PALAVRA HEGEMONIA NA HISTÓRIA

(…)O sentido originário da palavra hegemonia está intimamente ligado à ação. Conquistar a hegemonia não significa criar um clube de amigos que pensam de mesma maneira. Muito bem, todos concordam, e daí? A ideia deles é hegemônica, lá, naquele mundinho. Hegemonia é bem mais do que ter a adesão intelectual de um grupinho de coleguinhas.

A ideia de hegemonia está ligada à ideia de toda uma visão de mundo, da política, da vida que passa a ser dominante entre uma grande parcela da sociedade. Consenso de uma parte importante da sociedade que se traduz em ação. Em ação política. Assim, ter a hegemonia é dar a direção. A direção político-ideológica à sociedade.

 O sentido original da palavra remonta aos gregos, com suas batalhas para espalhar seu domínio nas terras da antiga península da Anatólia e nos ricos vales dos rios Tigre e Eufrates, rumo à Índia. Para chegar a firmar este império era necessário que Alexandre, o Grande, garantisse sua hegemonia. Garantisse a direção do seu exército contra o inimigo. Ele dava a direção, a voz de comando, o rumo a seguir. Este o sentido original de hegemonia, na arte da guerra dos gregos. Como se vê, não se trata de nenhum clube de filósofos para discutir a famosa caverna de Platão. Hegemonia significava ação. Era obediência cega às ordens de ação do “hegemon”, do dirigente, do chefe da ação. Ação mesmo: a guerra bruta e brutal. Isso, nos exércitos gregos de antão. (…)

IMG_1367[1]