Em 4 de abril de 2004, três mil sem-terra ligados ao MST da Bahia ocuparam a fazenda Água Fria, da multinacional Veracel, em Porto Seguro (BA), derrubando milhares de pés de eucaliptos e inaugurando, em seu lugar, uma agricultura de subsistência. A mobilização pelas terras da Veracel foi a maior até então realizada na Bahia e marcou uma nova fase na luta dos sem-terra pela reforma agrária, ao colocar em discussão o conceito de propriedade produtiva.

Considerada uma das maiores empresas transnacionais de celulose, a Veracel, ligada à Aracruz Celulose, na época de sua instalação em Porto Seguro expulsou centenas de famílias, derrubando matas nativas e alterando a biodiversidade da região. A ocupação da fazenda Água Fria tinha o objetivo de pressionar o governo Lula a colocar em prática a prometida reforma agrária, mudando os rumos da política econômica. A Veracel no Abril Vermelho, documentário de Carlos Pronzato, produzido pelo Setor de Comunicação e Cultura do MST, conta a história dessa ocupação.

Sugestão de uso: Muito útil para núcleos de sem-terra e sem-teto, pastorais da terra, comunidades de base, sindicatos, grupos de discussão sobre habitação e moradia, grupos ecológicos, universidades e escolas.

Direção: Carlos Pronzato; 2004; 39 min.

Produção: MST-BA

Realização: La Mestiza Produções

Contato: (71) 3345-1268 // pronza8@yahoo.com.br