Fábio decidiu colocar a sua formação de advogado a servido do povo quando ainda era estudante de direito. Em 1994, ele ingressou no Centro de Cooperação e Atividades Populares (CCAP), uma ONG com trabalho em favelas do município do Rio de Janeiro. Em maio de 2000, em parceria com a Associação Beneficente Santa Bernadete de Higienópolis e com o apoio financeiro da ONG italiana CESVI e da União Européia, o grupo implantou, no Morro da Lagartixa, um projeto que levou Assistência Jurídica gratuita para a favela. Em 2001, com reforço profissional da ex-companheira de faculdade Vera Lúcia Ferreira, também advogada, passaram a atender também o complexo de favelas em Manguinhos.
Para conhecer o trabalho do Najuc leia trechos da reportagem “Democratização do Direito” publicada, em abril deste ano, no jornal da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj), em www.piratininga.org.br.