Realizado em 2002, no auge da Campanha Nacional contra a Alca, este é mais um documentário que traz a assinatura de Carlos Pronzato como selo de garantia. A produção tem como protagonista o povo da aldeia Anhenteguá, em Lomba do Pinheiro (RS). Dividindo a tela entre imagens e depoimentos dos guaranis e textos extraídos da campanha contra a Alca, esta produção é um importante instrumento de reflexão sobre o que representa de destruição para os povos latinos das Américas o projeto da Alca, liderado pelos EUA. Na
prática, mais do que um simples acordo comercial, o projeto, se concretizado, significará a destruição total não só da economia dos povos latino-americanos, mas também de sua cultura e valores, o fim de sua soberania e a impossibilidade de uma unificação integrada, social, cultural e economicamente justa.

Sugestão de uso: Bom para movimentos populares, sindicatos, entidades estudantis, escolas, universidades e grupos interessados na discussão sobre globalização econômica e cultural.

Direção: Carlos Pronzato; 2002; 30 min.

Produção: Semapi/RS

Realização: La Mestiza Produções

Contato: (71) 3345-1268 pronza8@yahoo.com.br // semapi@semapirs.com.br