Retrata a violência policial sofrida por estudantes catarinenses ao promoverem manifestações contra o constante aumento das tarifas de transporte público em Florianópolis, no fim do ano de 2005.

A luta dos estudantes de Florianópolis se encadeia com outras revoltas parecidas, ocorridas em outras cidades do país, contra o peso dos preços da condução em comparação com o salário da maioria dos usuários. Esta revolta lembra as dos anos anteriores, como a de Salvador, retratada no documentário A Revolta do Buzu.

Em Florianópolis, as manifestações estudantis contra o aumento dos preços dos ônibus começaram em julho de 2004 e ficaram conhecidas como “Revolta da Catraca”. Num primeiro momento, o aumento foi cancelado, mas em maio de 2005 as tarifas voltaram a subir. Os estudantes voltaram às ruas e foram duramente reprimidos pela polícia. O filme mostra uma semana inteira de resistência estudantil e o sofrimento para conseguirem melhores condições de estudo. Os estudantes, a cada dia, prometiam: “Amanhã vai ser maior”.

Sugestão de uso: O vídeo concentra-se na repressão policial, com muitas imagens e poucas palavras. Pode dar excelentes contribuições a diretórios e grêmios estudantis e em aulas sobre luta popular.

Realização: Alex Antunes, Fernando Evangelista, Juliana Kroeger e Vinícius; 2005; 28 min.

Contato: www.sarcastico.com.br