Um espírito antigo paira pelos Andes, repousa na Floresta Amazônica e ecoa em toda a América. É o espírito dos povos que aqui viviam hoje alguns ainda sobrevivem. Essa cultura ancestral, quase dizimada, é o tema central de
Ameríndia. O texto da Carta dos Índios Argentinos ao Papa João Paulo II narra as mais diversas expressões da cultura indígena no continente. Lado a lado, Machu-Pichu e Xingu. As imagens dos povos do Xingu, gravadas nos
anos 50, são de rara beleza e fidedignidade com a cultura nativa. Ameríndia ainda viaja pela arte dos Tiwananaku, na Bolívia.

Lá também está a fantástica mina de prata de Potosi, onde a mão-de-obra indígena e mestiça foi usada pelos colonizadores espanhóis desde os anos de 1500. Cenas da Assembléia dos Povos Indígenas em Roraima mostram seus líderes defendendo posições no seu próprio idioma, discutindo seus problemas e se organizando. A crítica à evangelização católica também aparece neste documentário, que não dispensou a poesia da palavra e da imagem para construir uma grande reflexão sobre a América indígena.

Sugestão de uso: Por apresentar a realidade indígena da América, pode ser ponto de partida para aulas e debates sobre o tema. Serve também para aulas de História e Geografia.

Direção: Conrado Berning; 1990; 65 min.

Produção: Verbo Filmes

Contato: (11) 5182-5744 verbofilmes@terra.com.br