O jornalista José Arbex Jr. retoma o tema do 15° Curso Anual do NPC, “A Mídia como Partido do Capital”, ao comentar, profundamente indignado, o artigo de César Benjamim publicado recentemente na Folha de S.Paulo.
“Não por acaso, a Folha de S. Paulo cedeu o espaço todo pedido por Benjamin. Cederia mais, se necessário fosse. Benjamin conhece a teoria marxista e sabe, com Gramsci, que a mídia dos patrões é o verdadeiro organizador coletivo, é o grande partido do capital. Triste é o fato de ele ter arregaçado as mangas para trabalhar por tal partido. E pior: Benjamin sabe que o falso paralelo que tentou traçar entre os predadores das prisões da ditadura e o prisioneiro Lula seria muito mais verdadeiro se, no lugar de Lula, ele colocasse os donos dos jornais para os quais hoje escreve”.
Arbex não deixa dúvida sobre seu julgamento sobre este artigo de um ex-companheiro de viagem.
“Todo o encanto produzido pelos primeiros parágrafos do texto de César Benjamin foi transformado em fel a partir do momento em que se instaurou a delação, o oportunismo, o absurdo. Lula não estuprou o seu companheiro de cela, mas Benjamin violentou, com alto grau de sadomasoquismo, a própria consciência e uma história repleta de glórias”. Leia o texto completo de José Arbex em nossa página.