Autor: Eric de Almeida

Primeira temporada da série “Tecendo a Comunicação Popular e Sindical” chega ao fim

Um papo com Najla Passos – Notícias Gerais (MG), Joka Madruga – Terra Sem Males (PR), Elaine Dal Gobbo – Século Diário (MG) e Nalbert Guimarães – O Momento (BA), comunicadores independentes, fechou com chave de ouro a primeira temporada da série ”Tecendo a Comunicação Popular e Sindical”, realizada pela Teia de Comunicação Popular do Brasil. Os desafios e as lutas travadas pelas mídias livres em nosso país foram o eixo principal da conversa. Enquanto não chega a nova temporada, confira esse episódio e os outros que rolaram em 2020. | Acesse aqui.

consulte Mais informação

O falso dilema das redes da Netflix

O falso dilema das redes da Netflix
[Por Mariana Serafini | Carta Maior] Há poucas semanas a Netflix lançou “Dilema das redes”, o documentário dirigido por Jeff Orlowski que denuncia o mau uso feito pelas Big Techs (Google, Facebook, Instagram e várias outras) com os dados dos usuários. Apesar de uma ou outra informação interessante – nada necessariamente novo – o filme peca no ponto chave da questão: não é um dilema. Fora isso, traz entrevistas com meia dúzia de designers, engenheiros de software e programadores do Vale do Silício. Eles trabalharam para construir esse sistema que hoje nos controla. E não é porque se arrependeram, depois de ver o estrago, que são inocentes. O “dilema” apresentado no documentário é falso, uma vez que a proteção de dados dos usuários deveria ser um direito e não uma mercadoria. | Leia o artigo completo.

consulte Mais informação

“Fala Tu – Encontros online sobre Comunicação Comunitária”

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz-Petrópolis deu início, em 10/10, ao “Fala Tu – Encontros online sobre Comunicação Comunitária”. Até 7/11, sempre aos sábados, de 14h às 16h, no YouTube, acontece uma roda de conversa de moradores de favelas e periferias que estejam utilizando a comunicação comunitária para transformar os territórios em que vivem com diálogo e participação social. Também participam dos debates lideranças comunitárias de Petrópolis e de outras cidades. | Conheça a programação completa dos encontros:
https://www.facebook.com/forumitaborai/.

consulte Mais informação

SINTESE lança o longa ‘ABRAÇO – A única saída é lutar”

O filme ‘ABRAÇO – A única saída é lutar’, um marco histórico no movimento sindical, retrata a história de professores que travam uma luta jurídica com o governo para evitar a perda de direitos já conquistados. Em 2008, mais de 30 mil professores deixam suas escolas e partem em jornada a capital. Uma das líderes, a professora Ana Rosa, vive o desafio de ser mãe, mulher e dirigente sindical. A direção é de DF Fiuza e a realização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Sergipe (SINTESE). É a primeira vez que um filme de ficção, longa metragem, é realizado com recursos da classe trabalhadora para falar sobre a classe trabalhadora e chega aos cinemas para o grande público. Em cartaz desde 15/10 nos drive ins, cinemas selecionados e cinema virtual, e em 29/10 nas plataformas digitais (Apple Tv, Google Play, NOW, Looke, Vivo Play e Youtube Filmes). | Confira o trailer.

consulte Mais informação

Pin It on Pinterest