Autor: Eric de Almeida

FISENGE lança cartilha sobre direitos trabalhistas na pandemia

A Federação Interestadual de Sindicatos dos Engenheiros lançou a cartilha “Direitos dos profissionais de engenharia durante a pandemia”. A publicação reúne informações sobre trabalho em home office, presencial, acidente de trabalho, direito à desconexão e as principais na legislação por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com o engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, a cartilha tem o objetivo de elucidar as principais dúvidas e também de afirmar um projeto de país comprometido com a democracia, os direitos, o desenvolvimento social e a soberania nacional. Entre as principais dúvidas apontadas, também estão questões sobre redução salarial, suspensão de contratos, afastamento por Covid-19 sem necessidade de atestado médico, desigualdades de gênero, acúmulo do trabalho doméstico. | Acesse aqui a publicação.

consulte Mais informação

“Mas”?

[Por Luis Felipe Miguel | Facebook] É bem curioso o entendimento que a Folha de S. Paulo tem da adversativa “mas”. Segundo aprendi na escola, ela serve para introduzir uma ideia contrastante. Na Folha, é diferente: “Regime intermitente cresce na crise, mas trabalhador relata insegurança”. Como assim, “mas”? O trabalho intermitente, filho legítimo do golpe de 2016, nada mais é do que a legalização de regime de trabalho de máxima insegurança para o trabalhador. Não se espantem com as próximas manchetes do jornal dos Frias: “Levou 7 a 1, mas perdeu a partida”. “Recebeu 20 tiros, mas morreu”. “Acredita em Bolsonaro, mas é burro”.

consulte Mais informação

‘A Gente pela Gente’: moradores do Complexo do Salgueiro se organizam

Na quarta-feira, dia 26/08, aconteceu, no Morro da União, localizado no conjunto de favelas do Viradouro, em Niterói (RJ), o protesto “A Gente pela Gente”. Organizado e realizado pelas mulheres negras do morro, o ato teve faixas feitas de lençóis onde foram estampadas a hashtag #LarDeMoradorRespeite e panfletos que foram colados nas portas das casas. O objetivo era a conscientização sobre abuso do poder policial, que tem feito a população viver com medo de ter suas casas invadidas. | Confira o vídeo produzido para a campanha.

consulte Mais informação

“Somos tratados como vermes”, diz moradora de comunidade ameaçada de despejo em SP

[Por Vanessa Nicolav | Brasil de Fato/São Paulo (SP)] Em meio à uma pandemia em que a principal orientação à população é ficar em casa, cerca de 1.300 famílias foram despejadas nos meses entre abril e junho, somente na região metropolitana de São Paulo. O número, registrado pelo Observatório de Remoções, que acompanha desde 2012 esse tipo de ação, foi o dobro dos primeiros meses do ano, quando a crise sanitária não tinha ainda se iniciado no país. | Leia a matéria completa.

consulte Mais informação

Situação política na Argentina

[Por Rejane Hoeveler | Facebook] Preocupa e muito a situação política na Argentina. Está claríssimo um avanço da direita na direção da ruptura com o assim chamado jogo democrático. Ontem, o Juntos por el Cambio (que reúne os partidos da oposição) tratou de organizar uma “paralisação” (motim) da polícia de Buenos Aires, em muito lembrando o método que já vimos aqui no Brasil. Alguns dias antes, um grupo de negacionistas da pandemia foram às portas da Casa Rosada queimar máscaras. Os influencers e youtubers de extrema-direita crescem em audiência. Os grandes meios (Clarín e La Nación, especialmente) não apenas participam como convocam as manifestações. Não me surpreenderá se houver uma greve de caminhoneiros que sabote a economia nos próximos tempos.

consulte Mais informação

Pin It on Pinterest