Autor: Eric de Almeida

Com um Ano de Pandemia, o Vírus da Fome Ataca as Favelas: Sem Vacina e Com Pratos Vazios o Genocídio Se Desmascara

[Por Tatiana Lima para Rio On Watch] Em 12 meses, desde o início da pandemia, o preço dos alimentos subiu em média 15%, quase o triplo da inflação no período. Segundo o IBGE os preços que mais subiram foram os de cereais, leguminosas e oleaginosas (57,8%). Na sequência, aparecem as categorias óleos e gorduras (55,9%) e tubérculos, raízes e legumes (31,6%).
Anna Paula Salles, da Associação de Mulheres Guerreiras e Articuladoras Sociais de Itaguaí (A.M.I.G.A.S.), líder comunitária há 15 anos, afirma que “a situação está ainda mais calamitosa em relação à fome, à doença”. Além da falta de alimentos, ela também conta que “as famílias não têm o que comer porque não têm onde cozinhar. Cozinham a lenha”. Por isso, a associação tomou a decisão de “fornecer a comida pronta”. Para ela: “É nítido ver a movimentação política na região, pois após as eleições, políticos querem jogar para debaixo do tapete as mazelas da pandemia”.
Ela completa: “Ao longo desses 12 meses é fácil verificar que as pessoas estão morrendo antes da Covid, por fome e por violência. É um cenário tão caótico, um genocídio acontecendo de todos os lados. O povo não tem água, luz, gás e nem comida. É um retrocesso”. A taxa de mortalidade na Baixada Fluminense é 2,5 vezes maior que a média nacional. | Leia mais.

consulte Mais informação

Seis e meia no NPC

O NPC abriu no início de março a série “Seis e meia” no NPC. Um programa sobre Comunicação Sindical. Todas às quintas, sempre às 18h30, a jornalista Claudia Santiago vai conversar com jornalistas e sindicalistas que fazem a comunicação da classe trabalhadora no Brasil. O primeiro entrevistado foi Marcos Verlaine, do DIAP. O papo sobre a necessidade de formação dos que atuam na área fluiu muito bem. Na semana passada, Nina Valente, apresentadora do programa Democracia No Ar e Socia-fundadora da agência Metamorfose Comunicação, do Ceará; e Guilherme , do Paraná. Na próxima quinta, dia 25 tem mais. “Sem tesão não há solução”. Sem comunicação, também não!

consulte Mais informação

“A confusão da Normalidade” é curta animado que reflete sobre as diferentes realidades durante a pandemia. A versão em português está nos canais de comunicação do Youtube, Instagram e Facebook do MPA e do Núcleo Piratininga de Comunicação. A direção é de Verónica Vélez e o roteiro de Luz Angela Rojas y Verónica Vélez. A locução é da juventude Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O trabalho contou com a ajuda de André G, do Núcleo Piratininga de Comunicação.

consulte Mais informação

Conheça o Pinga-Pinga e a TV Quilombo

O Coletivo Pinga-Pinga produziu os boletins do seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas. A edição do dia 18/3 relembra defensoras e defensores de direitos humanos: Berta Cáceres, Seu Edvard, Rosana do Taim, Irmã Anni). Os textos são de Renato Paulino, Sislene Costa, Sandra Araújo e Idayane Ferreira.O Pinga-Pinga é um coletivo de comunicação popular, composto por jovens de comunidades maranhenses, que vivem ao longo da Estrada de Ferro Carajás. https://nucleopiratininga.org.br/comunicacao-popular-esperanca-no-ar/

TV Quilombo
A TV Quilombo foi co.criada por dois jovens do Quilombo Rampa (MA). Com uma câmera de papelão, um tripé de bambu, um bambu drone, e muitos materiais naturais improvisados em mãos, o repórter Raimundo José e a cinegrafista Aparecida Leite deram o pontapé com o objetivo de mostrar a realidade quilombola para o mundo. E como eles sempre dizem: “Essa história é para sempre.”

consulte Mais informação

Aumenta número de gente com fome

O MTST está implementando cozinhas solidárias na periferia dos estados de Roraima, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, duas no Distrito Federal, quatro nas periferias de São Paulo e, por fim, uma na região do ABC paulista. O objetivo é servir, ao menos, uma refeição diária gratuitamente para a comunidade de cada local, nas periferias urbanas, incluindo dias de semana e finais de semana. Quem tiver em condições de ajudar financeiramente, com qualquer valor, será de grande ajuda. Caso não seja possível colaborar financeiramente, se possível, ajude divulgando essa campanha. O número de pessoas rondando a linha de pobreza e a quantidade de gente passando fome está aumentando. | Acesse para saber como colaborar e mais informações!

consulte Mais informação

Pin It on Pinterest