Autor: Luisa Vieira

Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do Rio se reúne dia 2 de junho

A Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação do Rio de Janeiro (Fale-Rio) realiza sua plenária mensal na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 19h, no Auditório do Sindicato dos Jornalistas, no Centro do Rio. Aberto à participação de todos que lutam pela democratização da comunicação e interessados no tema, o encontro pretende programar novas atividades para a campanha de recolhimento de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática. Outro ponto de pauta é a organização do seminário sobre o Canal da Cidadania, que acontecerá no dia 9 de junho, às 9h, também no Sindicato dos Jornalistas. A plenária vai tratar, ainda, da organização da Frente, que é um comitê regional do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação no Rio de Janeiro, e eleger a representação fluminense na entidade nacional. Outros pontos da pauta serão a luta das rádios comunitárias e o Marco Civil da Internet. A plenária é uma boa oportunidade para quem quer conhecer e participar do movimento que luta pela diversidade e pluralidade da mídia brasileira.

consulte Mais informação

WEBSITE explora dois séculos de imigração no Brasil pela imprensa

“Dois séculos de imigração no Brasil pela imprensa” – www.midiacidada.org – é um site que busca contar a História das migrações internacionais no país a partir de relatos da imprensa lida e/ou produzida no Brasil.

A iniciativa é, na verdade, uma pesquisa de Doutorado que será apresentada no início de 2015, na Escola de Comunicação da UFRJ. O site oferece uma plataforma interativa, em que qualquer pessoa poderá comentar os textos que deverão compor a tese. Até fevereiro de 2015, serão publicados toda semana pelo menos dois textos sobre o tema. Lançada em março de 2014, a plataforma já conta com 10 publicações.

A pesquisa sobre os imigrantes proporciona uma profunda reflexão, curiosamente, sobre o que é ser “brasileiro” – e como o pensamento dos formuladores de políticas de imigração no Brasil foi determinante para moldar esse conceito.
Inicialmente, a pesquisa divide o período de 1818 até os dias de hoje em cinco etapas, contendo também outros textos gerais publicados na seção “Etc”. Saiba mais.

consulte Mais informação

Glenda Lima entrevista Vito Giannotti para o TV Sindsefaz no 4º BlogProg

O IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (4º BlogProg), realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, em São Paulo, reuniu mais de 400 blogueiros e ativistas digitais do Brasil e do mundo para debater temas ligados a democratização da comunicação.

O evento contou com a participação de representantes de vários sindicatos da Bahia. Miro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e o coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, Vito Giannotti, falaram sobre a importância da participação dos sindicatos no 4º BlogProg. O diretor do Sindsefaz, Aulos Cruz, participou do encontro.

Veja a entrevista completa

consulte Mais informação

Em pauta, a regulamentação do marco civil da Internet

A exemplo da consulta pública do Marco Civil da Internet, que recebeu contribuições da sociedade enquanto era gestada pelo Ministério da Justiça e depois, por meio do portal e-democracia da Câmara dos Deputados, o governo federal pretende usar do mesmo expediente para consultar a sociedade sobre a regulamentação da nova Lei 12.965/2014. A consulta será realizada através do Portal Participa Brasil.

O governo ainda não convocou a Anatel, o Ministério das Comunicações e tampouco o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) a se manifestarem sobre o assunto. O processo de regulamentação do Marco Civil deve ser coordenado pela Casa Civil e pelo Ministério da Justiça.

consulte Mais informação

Canal da Cidadania: movimentos sociais do Rio enviam carta ao prefeito

Em carta enviado ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entidades em luta pela democratização dos meios de comunicação cobram o cumprimento das medidas e prazos previstos. O Canal da Cidadania, previsto no Decreto nº 5820/2006 e na Portaria 489/2012, garante aos cidadãos de cada município o acesso a um cabal de TV Aberta Digital, livre e gratuita, com programação 24 horas no ar. A administração e programação do canal pode ser feita pela Prefeitura, pelo estado e por associações comunitárias selecionadas pelo Ministério das Comunicações.
Conheça a carta.

consulte Mais informação

Pin It on Pinterest