Documentário sobre o cotidiano dos catadores de lixo do vazadouro de Itaoca, em São Gonçalo, a 40km do Rio de Janeiro, revela uma das faces mais cruéis da desigualdade econômica no Brasil.

Miséria, desemprego e fome levam famílias inteiras a viver do lixo. Medo, vergonha e humilhação são alguns dos sentimentos gerados por esta realidade em homens, mulheres, crianças e idosos, indiscriminadamente. Ao mesmo tempo, sonhos, esperanças e sorrisos aparecem na boca desses trabalhadores situados no limite da informalidade. De suas histórias aparece o caminho que levou ex-metalúrgicos, ex-empregadas domésticas, ex-balconistas de bares, ex-cortadores de cana ao ponto final da luta pela sobrevivência: a disputa com porcos e urubus por um naco de comida. A dor e o amor, a garra, a humildade e a fé dos personagens reais retratados em Boca de Lixo fazem deste documentário uma emocionante lição de vida.

Sugestão de uso: Em aulas de História, Geografia, cidadania e em debates políticos como forma de ilustrar o problema da desigualdade, a mais forte marca da sociedade brasileira.

Direção: Eduardo Coutinho; 1992; 45 min.

Contato: (21) 2509-3812//cecip@cecip.com.br // www.cecip.com.br